Como ler tablaturas de rock na guitarra

tablaturas de rock na guitarraA leitura de tablatura é muito útil para qualquer guitarrista de rock. Quem está aprendendo esse instrumento precisa ter uma leitura fluente de alguma notação musical, assim como quem está aprendendo piano precisa de uma referência no aprendizado de partitura. Sugiro uma boa lida em artigos de guitarra para se aprofundar nesse tema. Podemos dizer que a partitura é para o piano clássico aquilo que a tablatura é para a guitarra. Quem toca piano não tem nenhuma outra notação musical prática. Então um estudante de teclado aprende direto na partitura seus ensinamentos. Além disso, a partitura encaixa muito bem para esse instrumento, pois cada nota possui somente uma notação. Já na guitarra, isso não acontece, pois uma mesma nota, na mesma oitava, pode ser tocada em mais do que uma região. Ou seja, se você se basear somente na leitura de partitura, irá ler uma nota e não vai saber onde no braço da guitarra ou do violão aquela nota deve ser tocada. Alguns tutoriais na internet podem ajudar você a ver na prática como isso funciona.

As vantagens da leitura por tablatura

Já na tablatura é possível saber pois a notação contém exatamente aquilo que você precisa saber: a corda e a casa da guitarra.

Recomendamos uma leitura no tutorial de tablatura do Descomplicando. Esse site é excepcional na sua qualidade de ensino em todos os aspectos. Eles conseguem trazer para a prática os conceitos com muita facilidade. Experimente fazer uma leitura detalhada sobre cada ponto com muita atenção, pois eles não ficam enchendo linguiça nas explicações, tudo que é dito é importante e útil. Até porque, se você quer tocar nas guitarras rock da banda east west, precisa aprender essa notação musical o quanto antes.

*Observação: Qualquer método de leitura musical terá suas dificuldades. Temos recebido alguns e-mails e mensagens falando que um determinado estilo é mais difícil do que outro, mas a verdade é que todos possuem o seu grau de dificuldade e precisam de uma dedicação. Não pense que o desenvolvimento (em qualquer área ou instrumento, não somente na guitarra) será da noite para o dia. A técnica vem com o tempo. Então permaneça praticando e tentando desenvolver seu ouvido sempre, apesar da facilidade que a leitura por tablatura ou partitura trazem.

Repare apenas que não estamos dizendo que aprender partitura é inútil. Muito pelo contrário! A partitura é também muito útil para o violão e para a guitarra, até porque a tablatura não tem a leitura dos tempos como a partitura. Não há dúvidas de que a partitura é mais completa do que a tablatura. Mas especificamente para o violão e para a guitarra, a tablatura é mais prática. É rápido aprender tablatura, você vai ver. Bem mais do que a partitura. Então as vantagens são muitas, e nós recomendamos que você utilize essas vantagens com moderação, ou seja, não se prenda somente a essa notação musical, está certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *